19/03/2019
A biometria tem o potencial de tornar a autenticação mais rápida, mais fácil e mais segura, desde que seja tratada com o devido cuidado
No último ano, assistimos a uma explosão no uso da biometria, em uma extensa variedade de situações em que o uso de técnicas de identificação biométrica já é possível. A usabilidade é um fator bastante relevante. Outro é a privacidade. Existe uma oposição natural à possibilidade de criação de uma extensa base de dados pessoais centralizada.
As empresas precisam ser cuidadosas sobre como implementam seus sistemas de autenticação biométrica para evitar a violação da privacidade de funcionários ou clientes ou a exposição inadequada de informações confidenciais. Afinal de contas, embora seja fácil emitir uma nova senha quando a antiga é comprometida, é impossível dar a alguém um novo olhar.
A autenticação biométrica usa características humanas físicas ou comportamentais para identificar digitalmente uma pessoa para conceder acesso a sistemas, dispositivos ou dados. Cada um desses identificadores é considerado exclusivo do indivíduo e pode ser combinado com outros meios de autenticação para garantir maior precisão na identificação dos usuários.
Como a biometria pode fornecer um nível razoável de confiança na autenticação de uma pessoa, ela tem o potencial de melhorar drasticamente a segurança. Computadores e dispositivos podem desbloquear automaticamente quando detectam as impressões digitais de um usuário autorizado. As portas da sala do servidor podem se abrir ao reconhecerem o rosto de administradores de sistemas confiáveis. Os sistemas de help desk podem extrair automaticamente todas as informações relevantes quando reconhecem a voz de um funcionário na linha de suporte.
Fonte: https://www.biometricshitech.com/Noticias/NoticiaDetalhe?Id=526