11/09/2019
Você já ouviu falar em Internet das Coisas? Esse termo pode parecer algo distante da sua realidade, mas ele está se inserindo cada vez mais no dia a dia. A Internet das Coisas (ou Internet of Things) surgiu na década de 90, no Reino Unido, com o objetivo de conectar diversos dispositivos na rede. Smartphones, televisões, máquina de cartão de crédito são os dispositivos mais conhecidos para conexão com a internet.
Agora, você já pensou em conectar lâmpadas, carro, aparelho de som, micro-ondas, ar-condicionado, fechaduras e equipamentos de segurança da sua residência ou empresa? Pois esse é o diferencial da Internet das Coisas: coletar e compartilhar informações, facilitando suas atividades diárias e deixando elas simples e práticas. Sendo assim, entenda alguns dos benefícios do sistema abaixo:
Vantagens da Internet das Coisas
- aumento da eficácia dos objetos;
- poder de um mesmo objeto desempenhar outras funções;
- diminuição de custos
- aumento da produtividade
- segurança
- autonomia
A previsão é que até 2020, 50 milhões de aparelhos no mundo estejam conectados à Internet das Coisas, arrecadando cerca de 19 trilhões de dólares. A Internet das Coisas tem espaço importante no setor de equipamentos de segurança também, já que o mercado tem investido muito em novas tecnologias. Com ela, é possível ter uma análise mais detalhada sobre os serviços de monitoramento da sua casa ou empresa.
Mas, afinal, quais são os equipamentos de segurança que fazem uso da Internet das Coisas?
A Internet das Coisas e os equipamentos de segurança
Sensores de movimento
Os sensores de movimento são fundamentais quando o assunto é equipamentos de segurança para residências ou empresas. Por conta disso, eles contam também com o uso da Internet das Coisas. Nesse caso, eles ajudam a identificar quando alguém não autorizado entra no ambiente. Se conectado ao sistema, pode acionar um alarme no momento da invasão, podendo solicitar ajuda o mais rápido possível.
Câmeras de monitoramento
Logo que foram criadas as câmeras de monitoramentos, sua infraestrutura era cara, pois os equipamentos precisavam estar conectados por cabos e fios. Com o passar dos anos e os avanços da tecnologia isso mudou. Hoje, por exemplo, com a Internet das Coisas as imagens captadas pelas câmeras são direcionadas diretamente para a empresa de segurança contratada, tudo via internet. São imagens em tempo real, que podem ser monitoradas por você também, com uso de Smartphone, computador ou tablet.
Com a Internet das Coisas os dispositivos de segurança são operados remotamente, podendo mudar o ângulo das câmeras e dar zoom a hora que quiser. Oferecendo um serviço muito mais preciso para acompanhar e monitorar cada ambiente da casa, condomínio ou empresa.
Portas automáticas
Que tal comandar a abertura e fechamento das portas automáticas a partir da rede de internet? Isso já é uma realidade. Pequenas e grandes empresas já utilizam o sistema para agilizar o deslocamento do público dentro dos estabelecimentos. É o conforto e praticidade na palma da mão.
Fechaduras
Trancar e fechar as portas da sua casa ou empresa sem precisar das chaves já é possível. Com a Internet das Coisas, com um clique no celular, você abre e fecha as portas, a hora que quiser. Além disso, o comando pode ser feito de qualquer lugar do mundo, basta a pessoa ter acesso e ser autorizado por você.
Fonte: http://www.cimtel.com.br/noticias/diversos/equipamentos-de-seguranca-que-fazem-uso-da-internet-das-coisas
Atendemos regiões como: Butantã, Campo Limpo, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Morumbi, Osasco, Pinheiros, Taboão da Serra e demais Cidades de São Paulo. Entre em contato no chat abaixo ou através de nossos telefones.