26/03/2019
No intuito de ofertar maior segurança à pacientes e colaboradores e controlar o acesso em suas dependências, a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) e filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) implantou um sistema de controle de visitantes e acompanhantes no qual todos se identificam na recepção através da apresentação de um documento com foto (RG ou carteira de habilitação).
O sistema traz benefícios para todos os usuários, como segurança, facilidade aos serviços e aos setores e acesso rápido à informação - com orientação prestada por colaboradores distribuídos nas três recepções da maternidade – além de ter como principal função registrar o acesso de todas as pessoas externas às dependências da maternidade.
A identificação se dá por meio de etiquetas padronizadas e personalizadas utilizadas pelos visitantes e acompanhantes, como explica João Paulo Bessa, chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação. “No momento em que os visitantes chegam a maternidade, é realizado um cadastro com seus dados pessoais, as informações cadastradas são ligadas diretamente ao paciente ou ao setor que ele veio visitar, com isso, é possível monitorar informações como a hora de entrada e saída de cada pessoa” explica.
Visitantes e acompanhantes já conseguem notar a mudança no sistema de segurança logo na entrada da maternidade. É o caso de Maria Erivaneide da Silva, que veio visitar Janaina Maria da Silva, hospitalizada na enfermaria. “Me sinto mais segura com este controle de acesso, ainda mais sendo uma instituição de saúde, uma maternidade, onde o número de pessoas que circulam é bastante alto”, diz.
De acordo com o gerente administrativo da maternidade, Dilson de Anchieta, o sistema também auxilia na agilidade do atendimento. “Após o primeiro cadastro, que é mais completo, o usuário em visitas futuras poderá apresentar somente o documento. Não será necessário refazer o cadastro em cada visita. Dessa forma podemos controlar de forma mais segura”, afirma.
Fonte: http://www2.ebserh.gov.br/web/mejc-ufrn/noticia-destaque/-/asset_publisher/mUhqpXBVQ6gZ/content/id/2675839/2017-12-controle-de-acesso-traz-mais-seguranca-e-conforto-para-a-maternidade